Olá, espero que esse post lhe encontre bem.
Brincadeiras a parte, esse texto não foi feito por IA, e mesmo assim, espero que esse post lhe encontre bem. Meu nome é Andressa Ermel, sou responsável pelo desenvolvimento dos sites aqui na Be-Purpose.
Bom, se você chegou até aqui é porque está querendo entender um pouco mais sobre quais são as configurações iniciais para se ter um site, certo? Perfeito. Vou lhe explicar de forma rápida e prática, para você entender certinho por onde começamos quando temos um novo cliente que ainda não tem um site.
Você já tem uma marca?
A primeira coisa que perguntamos aos nossos clientes é: “Você já tem uma marca?” Se a resposta for sim, precisamos saber o nome dessa marca e o que essa empresa entrega, e qual é a dor que sua empresa resolve no mercado de trabalho.
Baseado na sua resposta, faremos uma busca de domínios disponíveis para compra, domínios que tenham relação com a sua marca, seu negócio e com a solução de mercado que você resolve.
Simples assim? Nem tanto. Vou explicar um pouco mais ao longo deste texto.
Você pode pensar: “Meu domínio, minha marca. Não é assim que funciona? Meu domínio não precisa só ter o nome da minha marca?”
Eu te respondo, isso é uma escolha e é opcional.
Explicando melhor:
A sua marca já é super reconhecida no mercado? Todo mundo te conhece pelo nome da sua marca? Se a sua resposta é não, talvez ainda não seja o momento de ter um domínio somente com o nome da sua marca, mas também com a sua principal entrega.
Alguns exemplos:
- Gabriel + locutor = locutorgabriel.com.br (Tem post aqui no Blog falando sobre esse site, depois dá uma conferida)
- Levitate + aromas = levitatearomas.com.br (Também tem um post sobre esse e-commerce)
Captou a mensagem? Se você ainda não é uma super marca consolidada no mercado, reconhecida na sua região, eu recomendo que você tenha um domínio com essa composição: nome da marca + negócio principal da sua empresa.
Dessa forma, com essa fórmula simples e lógica, vai ser fácil para o seu cliente lembrar de você. Sabe porquê? Porque primeiramente, seu cliente vai pensar na necessidade que ele tem, e depois, na empresa que irá resolver o problema dele.
Vamos pensar juntos?
Quando você acorda e precisa comprar comida, por exemplo, você pensa primeiro: “Preciso ir ao mercado.” Depois, você pensa em qual mercado irá. Outros exemplos: “Preciso comprar remédio, agendar terapia, cortar o cabelo, fazer as unhas, dar banho no cachorro…” Por isso, ao incluir o que você faz no seu domínio, irá fazer com que o seu cliente lembre de você de forma mais fácil do que se apenas o seu domínio for a sua marca.
“Ah, preciso contratar um locutor. Ah, tem o Gabriel! locutorgabriel.com.br”
“Ah, preciso comprar aromas para dar de presente. Ah, tem o Levitate! levitatearomas.com.br”
A escolha do TLD
O que é isso minha cara Andressa? O TLD é muito importante e eu vou te explicar. Essa sigla esquisita é fundamental para o próximo passo e fará parte da escolha do seu domínio. Me desculpa, o TLD não é importante, ele é fundamental e diz muito sobre você e para onde você quer ir.
Essa sigla significa Top Level Domain ou, em português, Domínio de Nível Superior. Ou seja, traduzindo, ele tem esse nome porque ele se encontra no final do endereço do seu site e vai dizer muito sobre o seu segmento de atuação ou somente sobre onde você está localizado.
Aqui no Brasil utilizamos muito o TLD .com.br, porém, existem inúmeras opções de TLD disponíveis no mercado como: .com, .co, .info, .tax, etc.
Mas qual o TLD ideal? Não existe uma receita de bolo para isso, nem uma regra. A melhor opção que iremos te propor será baseada na nossa conversa sobre a sua marca, atuação e qual a sua visão de futuro para o seu negócio.
Pesquisa do domínio
Agora que já chegamos num consenso quanto a melhor escolha do domínio e o TLD, iremos realizar uma lista de opções, desde a mais certeira até a última opção. Te apresentaremos uma lista para você escolher. Claro que, antes disso, já vamos ter realizado as buscas sobre disponibilidade e custos a curto e longo prazo.
Onde nós registramos o seu domínio escolhido, vai depender muito da sua escolha do TLD. Se for .com.br, por exemplo, iremos realizar a compra direto no registro.br, o órgão que regulamenta os domínios do nosso país, o Brasil.
Agora, se você optar por qualquer outra opção que não seja .com.br, provavelmente iremos realizar essa compra com a GoDaddy, uma empresa super conceituada e segura quando o assunto é domínio.
Por enquanto é isso, espero que tenha clareado as suas dúvidas e até a próxima!